Hoje gostava de vos falar de um escritor que fiquei a conhecer por acaso no princípio deste ano.
Num certo dia fui ao centro comercial com a minha tia comprar a minha prenda de anos e, para variar, acabei na Fnac. Enquanto procurava nas estantes um livrinho novo deparei-me com uma colecção gigante cujas capas me atraiam... só depois reparei que eram os livros que tinham originado a série televisiva de que tanto se ouvia falar. Decidi comprá-lo e qual foi o meu espanto que acabei por o ler em 2 dias e fui logo comprar o segundo volume e desde aí li os 9 primeiros volumes num ápice (só vou ler o 10º quando for anunciada a data de lançamento do 11º, ou seja, 6º nos EUA).
Falo-vos, como já devem ter percebido, da Saga de Gelo e Fogo (e não Guerra dos Tronos como todos lhe chamam) do George Martin. Estes livros são qualquer coisa de outro mundo, fantásticos, mágicos e arrebatadores!

Resumindo os livros falam sobre Westeros e as terras que o rodeiam. A história decorre durante uma época que se assemelha à nossa época Medieval. O primeiro livro apresenta-nos as personagens principais de uma forma digamos mais superficial introduzindo um pequeno acontecimento
(a morte da mão do rei, John Aryns) depois do qual se desenrolam imensas histórias e conspirações. Existem, no princípio, cerca de 4 famílias principais: os Stark, os Lannister, os Baratheon e os Targaryen
(que são os meus preferidos). Estes livros têm a particularidade de terem um número gigantesco de personagens principais, ao ponto de eu ter de ir ao apêndice do livro ver quem é quem porque às tantas já estou toda baralhada!
O que mais adoro nestes livros é o facto do George não criar personagens boas ou personagens más. Cada personagem já fez algo de mau e algo de bom, tal como qualquer humano. O que é fascinante, para mim, é o facto de que algumas personagens que detestava no princípio dos livros terem começado a tornar-se nas minhas preferidas como é o facto do Jaime Lannister, que ao longo dos livros me tem vindo a surpreender positivamente. Não esquecendo claro que as minhas duas personagens preferidas continuarem as mesmas desde o primeiro livro, falo do Tyrion e da Daenerys!
Tyrion é um anão que sempre foi atormentado devido à sua fisionomia diferente e devido ao facto de a sua mãe ter morrido durante o seu parto. No entanto este pequeno anão consegue dar a volta às adversidades e acaba por se tornar num homem extremamente culto, extremamente irónico (o que o torna muito engraçado) e extremamente pervertido, o que até torna o "leão Lannister" ainda mais cómico. Por outro lado, Daenerys é, a meu ver, a legítima herdeira do trono de Westereos mas devido às circunstâncias se encontra isolada com o seu irmão nas cidades livres e é obrigada a casar com Khal Drogo. Esta personagem para mim é a mais forte a nível emocional, apesar de tudo pelo que passa consegue sempre vencer e tornar-se numa mulher espectacular e altruísta (apesar do que a série televisiva sugere, Daenerys tem apenas 12 anos quando casa com Khal Drogo).

Outra característica desde escritor é o facto de ele não ter medo de matar personagens principais das formas mais cruéis possíveis
(se pensam que ele é heartless esperem até lerem o 6º livro, onde se a memória não me falta o senhor mata 4 personagens principais no espaço de 200 páginas). Apesar de sempre que alguém morre me apetecer atirar o livro contra a parede consigo entender porque é que ele o faz. Existe um certo ponto em que é preciso progredir na história e existem certas personagens que precisam de "desaparecer" de modo a que a história de desenvolva.

Para além de tudo o que já disse este senhor é o mestre do suspense, ele consegue surpreender-nos quando menos esperamos fazendo com que as personagens tomem rumos que nunca esperávamos e fazendo surgir com situação completamente inesperadas.
Este ano tive o prazer de poder ver o George R. R. Martin ao vivo e a cores, a primeira vez no teatro Villaret no dia 19 de Abril e a segunda no cinema do El Corte Inglés no dia 20 de Abril. Posso muito sinceramente dizer que foi uma das melhores experiências da minha vida. Foi a primeira vez que conheci um dos meus escritores preferidos. Foi a primeira vez que pude ouvir um deles falar, foi a primeira vez que realmente me apercebi de que eles são reais, que são pessoas como nós e não deuses fabulosos do outro mundo.
O George foi super simpático, contou imensas piadas e respondeu a todas as perguntas que lhe foram postas sempre com um sorriso (eu tive o prazer de lhe poder fazer uma pergunta que me andava a atormentar desde o primeiro livro). Consegui que o meu livro preferido (Gloria dos Traidores = 2ª parte do Storm of Swords) fosse autografado e agora está no meu quarto guardado religiosamente!
| |
Neste momento estava a tremer que nem varas verdes |
Concluindo, esta é uma saga que todos devem ler porque não é um livro apenas de guerra, tem um pouco de tudo: magia, amor, traição, guerra, sexo (ok tem um bocadinho mais de cenas de sexo do que o normal), intriga, morte (muita, mas mesmo muita morte), criaturas do outro mundo, bastardos...
Obrigada ao George Martin por ter escrito estes livros maravilhosos e por ter tornado o mundo um sítio mais interessante para se viver!
JK
P.S.: Aconselho vivamente a verem a série da HBO com o nome de Game of Thrones. Está bastante bem feita e, principalmente a primeira temporada, mantém-se bastante fiel a história dos livros, para não falar do facto do elenco (especialmente o Peter Dinklage e o Jack Gleeson) ser fenomenal.