terça-feira, 25 de janeiro de 2011

A Dama de Espadas

Autor: Puskine
Editor: Europa-América
Páginas: 72

Sinopse: "A velha condessa Ana Fédotovna, na sua juventude apelida de de Vénus Moscovita, esconde um segredo… um segredo que pode tornar qualquer homem milionário ou destruir-lhe a vida. Numa noite longa, durante um jogo de cartas, Tomski, o neto da condessa, confidencia aos amigos parte do segredo da avó. Mas, entre eles está o ambicioso Hermann, rapaz sem escrúpulos que vai tentar descobrir o segredo para se tornar no homem mais rico do mundo. Pelo meio, não hesitará em levar quase à loucura Lisavete Ivanovna, a singela dama de companhia da condessa."

Opinião: Peguei neste livro por acaso, encontrei-o numa prateleira na sala do meu pai e decidi que era óptimo para uma leitura "ligeira". Ao principio não me chamou muito à atenção, na verdade só o decidi ler porque já tinha ouvido falar dele, achei que um livro assim tão pequeno não podia ser grande coisa. Enganei-me redondamente (já diz o provérbio: não se julga um livro pela capa), o livro é simplesmente fantástico. Começa com um jogo de cartas onde Tomski conta aos seus amigos o segredo da avó, e a história desenrola-se à volta da vontade de Hermann por este segredo. O livro surpreendeu-me bastante, visto que em tão poucas páginas Puskine conseguiu digamos que "enganar-me", porque a meio do livro pensava que já sabia todo o desfecho e que A Dama de Espadas era mais outro cliché, mas a verdade é que o final é surpreendente.
Só tenho uma queixa a fazer: a edição é muito pobre! A capa é mole e as páginas fracas, peca muito.
Recomendo vivamente a quem queira relaxar um pouco, o livro lê-se em menos de duas horas (não caiam no erro de o julgar pelo tamanho!)

JK

Classificação 9/10



Sem comentários:

Enviar um comentário