quinta-feira, 9 de agosto de 2012

A Filha da Profecia


Autor: Juliet Marillier
Editor: Bertrand Editora
Páginas: 462


Sinopse: Desta vez nem li a sinopse por isso não me vou queixar outra vez...








Opinião: Ai Juliet, Juliet! Ainda bem que te tornaste escritora! Gostaria de deixar aqui um grande agradecimento a esta espectacular escritora. Não só escreveu uma trilogia (que deixou de ser trilogia mas whatever) fantástica que se passa num mundo maravilhosamente complexo e fascinante como escreve de uma maneira que nos apaixona e nos motiva a querer sempre mais.
Este volume conta a história de Fianne, a filha de Ciáran (filho da Lady Oonagh grrr) e de Niamh. A pobre rapariga cresce sozinha com o pai que lhe ensina a "arte" como ela diz. Mas existe um dia em que a vida de Fianne muda completamente graças à nossa querida amiga Lady Oonagh! E mais não digo se não contava quase tudo! Quer dizer só digo que o meu querido Finbar regressa e que foi uma alegria para mim muito grande poder voltar a encontrá-lo apesar de tudo (quem já leu o livro percebe, e quem não leu fica com a pulga na orelha!). 
Acho bastante interessante o modo como a Juliet ao longo dos livros segue a vida de diversas gerações (começou com a maravilhosa Sorcha, passou para a sua filha Liadan e agora vai na sua neta Fianne). É incrível perceber o modo com as gerações se interligam e como as escolhas de umas influenciam completamente a vida das outras (por exemplo a "desobediência" de Liadan influenciou por completo a vida do Johnny e da Fianne). E como não podia deixar de ser voltei a apaixonar-me... à conta da Juliet já tenho uma lista enorme de pretendentes! Desta vez quem me encantou foi o maravilhoso Darragh (qual é o homem que é constantemente rejeitado e nunca desiste?). Contudo tenho de admitir que nunca chegará aos pés de Red... mas isso muitos poucos (ou nenhuns) chegam.
Concluindo (e eu sei que mal falei do livro mas pronto pelo entusiasmo percebem que é bom) adorei este livro, no entanto penso que não seja tão bom como os outros dois porque o final pareceu-me um bocadinho teatral (não era essa a palavra que queria usar mas é algo do género). Penso que a Fianne deveria ter arranjado outra maneira de expor as coisas e não devia ter sido tudo tão repentino!
A Juliet tem a capacidade de nos fazer sempre a querer mais e mais e mais... E ainda bem que existem muitos mais livros dela por ele porque se não não sabia o que fazia à minha vida!

JK

P.S.: Já percebi o fascínio do Fiacha O Corvo Negro, pelo Fiacha dos livros da Juliet. Ao princípio achava-o um bocado irritante e inoportuno mas depois percebi que afinal ele se preocupa bastante com Ciáran e Fianne e com a sua missão.

Classificação 8/10

4 comentários:

  1. Adorei a tua "review" e como te disse na sessão de autografos do Goerge RR Martim tu ias adorar os livros da Juliet, e como vês não errei. PS-> Também adorei as tuas fotos na feira medieval de Óbidos. Beijos Inês Norton

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Inês (:
    Ainda bem que te conheci no teatro Villaret se não penso que nunca me tinha entusiasmado tanto para ler estes livros! Só tenho pena de não os ter lido antes da Juliet vir cá!
    Andei armada em Sansa Stark em óbidos!

    ResponderEliminar
  3. Olá,

    Finalmente arranjei tempo para vir comentar aos blogues que gosto e começo logo com este comentário, sim senhor.

    Olha antes demais fico contente que tenhas gostado da escrita da Juliet, é sem duvida muito boa e sempre com boas surpresas. Para mim esta trilogia devia ter ficado como está, mas infelizmente a Editora Americana "obrigou" a Juliet a escrever mais sobre este universo, é pena pois preferia que tudo fica-se por aqui. Não quer dizer que os seguintes não sejam bons (só li o Herdeiro de Sevenwaters) mas perdeu um pouco a magia.

    Por outro lado penso que o titulo deste livro é bastante revelador, espero que não tenhas ficado desconfiada, mas foi uma má escolha.

    Podes ficar descansada que irás conhecer mais personagens que estão ao nível do Red, aliás se não estou em erro começaste a ler o Filho de Thor, da saga das lhas Brilhantes certo ? Ai conheceras umas das personagens mais complexas e fascinantes que a Juliet criou, mas como é obvio não te vou dizer quem é....E depois tens as crónicas de Bridei, essas sim é que deviam ter continuação.

    Quanto ao fiacha é engraçado que foi a forma como me consegui inscrever num forum (Bang) pois as minhas primeiras escolhas seriam Avalon (devido às Brumas de Avalon da MZB) ou Pappillon um livro que adorei, mas como não consegui lembrei-me deste malandreco e curiosamente hoje quando encontro malta conhecida chamam-me fiacha e não pelo nome lol....

    Então andas na feira medieval de Óbidos ? Mora mesmo pertinho dai (Bombarral), diverte-te que estás em território Lannister eheheh

    BJS e boas leituras ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apesar de já ter lido em muito sítios que os outros livros sobre Sevenwaters não são tão bons estou desejosa de os ler!
      Acabei de fazer a mala para levar de férias e já la estão o Filho de Thot e a Máscara da Raposa!
      Por acaso foi o facto de adorar a MZB que me entusiasmou a ler Juliet, visto que todos diziam que a escrita e tudo isso eram bastante parecidas!
      Andei a passear por óbidos, mas passei o tempo todo a pedir para me chamarem de Sansa Stark (tendo em conta que tenho o cabelo ruivo e tal) por isso acho que tecnicamente andei a invadir território Lannister!

      Eliminar