sábado, 11 de agosto de 2012

George R. R. Martin


Hoje gostava de vos falar de um escritor que fiquei a conhecer por acaso no princípio deste ano. 
Num certo dia fui ao centro comercial com a minha tia comprar a minha prenda de anos e, para variar, acabei na Fnac. Enquanto procurava nas estantes um livrinho novo deparei-me com uma colecção gigante cujas capas me atraiam... só depois reparei que eram os livros que tinham originado a série televisiva de que tanto se ouvia falar. Decidi comprá-lo e qual foi o meu espanto que acabei por o ler em 2 dias e fui logo comprar o segundo volume e desde aí li os 9 primeiros volumes num ápice (só vou ler o 10º quando for anunciada a data de lançamento do 11º, ou seja, 6º nos EUA).
Falo-vos, como já devem ter percebido, da Saga de Gelo e Fogo (e não Guerra dos Tronos como todos lhe chamam) do George Martin. Estes livros são qualquer coisa de outro mundo, fantásticos, mágicos e arrebatadores! 
Resumindo os livros falam sobre Westeros e as terras que o rodeiam. A história decorre durante uma época que se assemelha à nossa época Medieval. O primeiro livro apresenta-nos as personagens principais de uma forma digamos mais superficial introduzindo um pequeno acontecimento (a morte da mão do rei, John Aryns) depois do qual se desenrolam imensas histórias e conspirações. Existem, no princípio, cerca de 4 famílias principais: os Stark, os Lannister, os Baratheon e os Targaryen (que são os meus preferidos). Estes livros têm a particularidade de terem um número gigantesco de personagens principais, ao ponto de eu ter de ir ao apêndice do livro ver quem é quem porque às tantas já estou toda baralhada!
O que mais adoro nestes livros é o facto do George não criar personagens boas ou personagens más. Cada personagem já fez algo de mau e algo de bom, tal como qualquer humano. O que é fascinante, para mim, é o facto de que algumas personagens que detestava no princípio dos livros terem começado a tornar-se nas minhas preferidas como é o facto do Jaime Lannister, que ao longo dos livros me tem vindo a surpreender positivamente. Não esquecendo claro que as minhas duas personagens preferidas continuarem as mesmas desde o primeiro livro, falo do Tyrion e da Daenerys!
Tyrion é um anão que sempre foi atormentado devido à sua fisionomia diferente e devido ao facto de a sua mãe ter morrido durante o seu parto. No entanto este pequeno anão consegue dar a volta às adversidades e acaba por se tornar num homem extremamente culto, extremamente irónico (o que o torna muito engraçado) e extremamente pervertido, o que até torna o "leão Lannister" ainda mais cómico. Por outro lado, Daenerys é, a meu ver, a legítima herdeira do trono de Westereos mas devido às circunstâncias se encontra isolada com o seu irmão nas cidades livres e é obrigada a casar com Khal Drogo. Esta personagem para mim é a mais forte a nível emocional, apesar de tudo pelo que passa consegue sempre vencer e tornar-se numa mulher espectacular e altruísta (apesar do que a série televisiva sugere, Daenerys tem apenas 12 anos quando casa com Khal Drogo).

Outra característica desde escritor é o facto de ele não ter medo de matar personagens principais das formas mais cruéis possíveis (se pensam que ele é heartless esperem até lerem o 6º livro, onde se a memória não me falta o senhor mata 4 personagens principais no espaço de 200 páginas). Apesar de sempre que alguém morre me apetecer atirar o livro contra a parede consigo entender porque é que ele o faz. Existe um certo ponto em que é preciso progredir na história e existem certas personagens que precisam de "desaparecer" de modo a que a história de desenvolva.
Para além de tudo o que já disse este senhor é o mestre do suspense, ele consegue surpreender-nos quando menos esperamos fazendo com que as personagens tomem rumos que nunca esperávamos e fazendo surgir com situação completamente inesperadas. 

Este ano tive o prazer de poder ver o George R. R. Martin ao vivo e a cores, a primeira vez no teatro Villaret no dia 19 de Abril e a segunda no cinema do El Corte Inglés no dia 20 de Abril. Posso muito sinceramente dizer que foi uma das melhores experiências da minha vida. Foi a primeira vez que conheci um dos meus escritores preferidos. Foi a primeira vez que pude ouvir um deles falar, foi a primeira vez que realmente me apercebi de que eles são reais, que são pessoas como nós e não deuses fabulosos do outro mundo.
O George foi super simpático, contou imensas piadas e respondeu a todas as perguntas que lhe foram postas sempre com um sorriso (eu tive o prazer de lhe poder fazer uma pergunta que me andava a atormentar desde o primeiro livro). Consegui que o meu livro preferido (Gloria dos Traidores = 2ª parte do Storm of Swords) fosse autografado e agora está no meu quarto guardado religiosamente!
 
Neste momento estava a tremer que nem varas verdes
Concluindo, esta é uma saga que todos devem ler porque não é um livro apenas de guerra, tem um pouco de tudo: magia, amor, traição, guerra, sexo (ok tem um bocadinho mais de cenas de sexo do que o normal), intriga, morte (muita, mas mesmo muita morte), criaturas do outro mundo, bastardos... 
Obrigada ao George Martin por ter escrito estes livros maravilhosos e por ter tornado o mundo um sítio mais interessante para se viver!

JK

P.S.: Aconselho vivamente a verem a série da HBO com o nome de Game of Thrones. Está bastante bem feita e, principalmente a primeira temporada, mantém-se bastante fiel a história dos livros, para não falar do facto do elenco (especialmente o Peter Dinklage e o Jack Gleeson) ser fenomenal.

6 comentários:

  1. Uma Excelente introdução para quem se quiser aventurar nesta verdadeira epopeia que são As crónicas de gelo e fogo.
    Os Parabéns. Gostei mesmo muito de te ler.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Nuno (: é sempre bom saber que há quem goste do que escrevemos com tanto prazer!
      O George tornou-se parte da minha vida e por isso adoro motivar os outros a ler o seu fantástico trabalho!

      Eliminar
  2. Bem também já tive oportunidade de referir que adorei ler o teu texto, está muito bom ;)

    Tenho pena de não ter uma foto com o Martin, estive nas duas vezes que veio a portugal, mas como moro longe acabo por não conseguir tirar uma foto com ele, mas desta vez era mesmo muita gente, mas foi uma tarde muito bem passada, até ali ele é grande :D

    Agora não sei como aguentas não ler o Reinos do Caos, bem a ponta final está muito boa com acontecimentos que estão ao nível da Gloria dos Traidores, então a Danny e o Jon *assobio*.

    Espero que tenhas gostado de passear pelo meu território, já sabes o corvo é Lannister eheheheh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :) Graças aos teus comentários ja trouxe o Reino do Caos comigo de férias, mas estou a fazer um grande esforço para nao o ler...mas gosto tanto do john e da Danny que acho que não me vou conseguir controlar!

      Ainda consegui essa foto com o senhor apesar de não estar nada de jeito (esperei 5h por isso acho que merecia)!

      Lá na feira andei armada em Stark mas cá no fundo dou uma Targaryen!

      Eliminar
  3. Bem... Excelente crítica e que entusiasmo. Quanto aos livros, são provavelmente do melhor que li dentro do género desde Tolkien.

    Desculpa a invasão, vou voltar mais vezes...
    Fica bem...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é invasão nenhuma, adoro comentários positivos (:
      Eu sou uma vergonha... nunca li Tolkien... já comecei o Senhor dos Anéis um par de vezes mas não consigo passar do primeiro capítulo --'

      Eliminar