domingo, 19 de agosto de 2012

O Filho de Thor

Autor: Juliet Marillier
Editor: Bertrand Editora
Páginas: 560

Sinopse:  Eyvind sempre quis ser um dos maiores guerreiros viquingues – um Pele-de-Lobo – e lutar pelo seu chefe em nome do deus Pai da Guerra, Thor. Não concebe outro futuro mais glorioso. Mas o seu amigo Somerled, um rapaz estranho e solitário, tem outros planos para o futuro. Um juramento de sangue feito na infância força estes dois homens a uma vida de lealdade mútua. A um mundo de distância, Nessa, sobrinha do Rei dos Folk, começa a aprender os mistérios da sua fé. Nem a jovem sacerdotisa nem o seu povo imaginam o que lhes reserva o futuro. Eyvind e Somerled parecem destinados a seguir caminhos diferentes. Um torna-se um feroz servidor de Thor e o outro um cortesão erudito. Uma viagem chefiada pelo respeitado irmão de Somerled, Ulf, junta de novo os dois amigos, que acompanham um grupo de colonos que se vai instalar numas ilhas maravilhosas do outro lado do mar. quando um facto trágico acontece a bordo de um dos navios, Eyvind começa a suspeitar de que talvez não tenha sido um acidente.

Opinião: Penso que é escusado dizer mais uma vez o quanto adoro a Juliet, os seus livros e as suas personagens. Este é o primeiro livro desta escritora que leio fora da trilogia de Sevenwaters e estava um pouco apreensiva pois sempre li que o melhor da autora era essa trilogia, no entanto este livro não ficou aquém das minhas expectativas apesar de, na minha opinião, os livros de Sevenwaters serem claramente melhores.
Neste livro Juliet apresenta-nos um jovem, Eyvind, que tem como maior sonho tornar-se um Pele-de-Lobo (uma espécie de guarda super especial que responde ao chamamento do deus Thor). Escusado será dizer que sempre que o Eyvind falava de Thor eu imaginava o Chris Hemsworth com o seu cabelo loiro e a carregar um magnífico martelo, enfim. Quando tinha 11 anos Eyvind foi encarregue pelo irmão de ajudar Somerled (irmão de Ulf, um homem muito poderoso) a tornar-se um "homem". Somerled foi a personagem que ao princípio mais me intrigou,um rapaz tão calmo e diferente de certo que escondia alguma coisa... mas passado pouco tempo comecei a odiá-lo profundamente e desde ai que o meu ódio apenas cresceu. Por outro lado Eyvind foi uma personagem que ao princípio me pareceu muito enfadonha mas com o passar dos capítulos comecei a perceber que ele era mais do que parecia e que conseguia supreender todos apesar das suas capacidades intelectuais mais limitadas. 
Mais uma vez a Juliet apresenta-nos uma personagem feminina bastante forte e dona do seu nariz, falo de Nessa (que raio de nome que ela me foi arranjar sempre que lia o nome da rapariga numa frase baralhava-me toda). Não querendo criar spoilers posso dizer que esta personagem foi a minha preferida ao longo do livro devido não só à sua coragem mas também à sua extrema devoção para com as suas crenças e para com o bem estar do seu povo.
O fim do livro ficou um pouco em aberto... o que será que vai acontecer a Somerled? Duvido que este diabo em pessoa fique calmo durante muito tempo, acho que tenho mesmo de ler a Máscara da Raposa para ver o que vai acontecer mas infelizmente estou de férias e não trouxe esse livro comigo!
Gostei muito também da nota histórica que a autora colocou no final do livro e adorava poder visitar as ilhas que inspiraram a criação das Ilhas Brilhantes, é certamente um destino para colocar na lista de sítios a viajar.

JK

Classificação 8/10

P.S.: Os meus parabéns aos tradutores por conseguirem uma coisa que hoje em dia é tão rara: traduzir um livro e manter a sua essência. Para além disso recomendo a quem queira comprar esta obra a aproveitar alguma promoção e a comprar os livros de bolso, estão com bastante qualidade e sempre ficam mais em conta.

3 comentários:

  1. Ois,

    ‎*O que será que vai acontecer a Somerled*

    Boa questão, nada como começares a ler a Mascara de Raposa, Aka pequenote :D. Bem penso que tens que dar mérito ao Somerled, pelo menos desempenha bem o papel para que foi criado e no fundo no fundo, tudo isto gira em torno dele, são as suas acções que dão cor, ritmo a saga. Vais ter umas boas surpresas no próximo volume, vais ver ;).

    Mesmo assim consigo ainda gostar mais das Crónica de Bridei, do que Sevenwters ;)

    Adorei ler o teu comentário, só me faz sentir saudades destes universos mágicos :D

    BJS e continuação de boas férias ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só vou para casa daqui a uma semana por isso vou ter mesmo de me ficar por imaginar o que é que o Somerled vai fazer desta vez...
      Óbvio que os eventos principais de todo o livro se devem às acções do Somereled e é por isso que ainda o odeio mais!
      Ainda não li as crónicas e não deve faltar muito para as comprar se continuar a gostar tanto dos livros da Juliet!

      Eliminar
  2. lol,

    Então começa a poupar já que vais gostar do que vais ler. Penso que o Somereled terá uma oportunidade de se redimir depois do que lhe aconteceu (adorei o castigo que lhe aplicaram, momento marcante da da saga :D), isto claro se ainda vieres a saber dele *assobio*. Ou achas que é impossível ele mudar ? Penso que o odiares é bom é sinal que a Juliet atingiu os objetivos pretendidos com o personagem.

    Mas não será só ele a faer-te "sonhar"...digamos que vais conhecer um guardião e um pequenote encantadores lol.

    Mas Bridei, é para mim os melhores livros da Juliet, tenho a certeza que os vais ler ;)

    Diverte-te ;)

    ResponderEliminar