terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Looking for Alaska

Autor: John Green
Editor: harperCollins Children's Books
Páginas: 272


Sinopse: Before. Miles "Pudge" Halter's whole existence has been one big nonevent, and his obsession with famous last words has only made him crave the "Great Perhaps" (François Rabelais, poet) even more. Then he heads off to the sometimes crazy, possibly unstable, and anything-but-boring world of Culver Creek Boarding School, and his life becomes the opposite of safe. Because down the hall is Alaska Young. The gorgeous, clever, funny, sexy, self-destructive, screwed-up, and utterly fascinating Alaska Young, who is an event unto herself. She pulls Pudge into her world, launches him into the Great Perhaps, and steals his heart.
After. Nothing is ever the same.






Opinião: 
"The only way out of the labyrinth of suffering is to forgive"
"After all this time, it seems to me like straight and fast is te onhly way out- but I choose the labyrinth. The labyrinth blows, but I choose it."

Não sabia bem como começar este post então decidi fazê-lo com duas das minhas favoritas citações ao longo do livro. O labirinto é uma das metáforas ao longo deste livro, que pode significar inúmeras vezes, dependendo das nossas experiências de vida e dos nossos objectivos.
A história divide-se em duas partes: o after e o before; que se encontram separadas por um evento bastante trágico e nada prevísivel.

Este livro conta-nos a história do Milles (aka Pudge) que decidi ir estudar para o colégio interno onde estudou o seu pai, pois apercebeu-se que não possuia amigos e que a única coisa pela qual tinha interessa era por Last Words de figuras emblemáticas (obrigada John por também me teres tornado obcecada por elas). Ao ir para Culver Creek, Milles torna-se quase que por imediato amigo do seu colega de quarto Chip, mais conhecido por Colonel, acabando também por se tornar amigos dos seus amigos, Takumi e Alaska. 
Alaska é a personagem que dá título ao livro e que personagem complicada é esta. Misteriosa, sexy e um pouco "passada dos carretes", Alaska adora ler e é bastante inteligente  apesar do que aparenta. 
Não me quero alargar muito a explicar o título do livro e a partilhar mais citações pois iria criar spoilers e isso não pode ser não!

Apenas posso fazer uma breve reflexão sobre este autor. É o segundo livro dele que leio e posso afirmar que ele em ambos os livros se refere à morte de uma maneira fora do vulgar (terão de ler para perceber). Adorei a escrita e toda a ironia da própria situação em que as personagens principais se encontram tendo em conta o que foi feito/dito no passado. 

E para terminar deixo-vos com um vídeo do próprio autor de Looking for Alaska, no qual o John conta-nos 50 Last Words de pessoas emblemáticas:
O livro já se encontra publicado pela ASA em português sob o nome "À Procura de Alaska" 

JK
Classificação 8/10


4 comentários:

  1. Olá,

    Ora aqui temos finalmente um comentário a um livro, bolas foi preciso muito selo para te motivar :D

    Nem sempre temos paciência e tempo para nos dedicarmos ao que gostamos e no teu caso os estudo bem devem apertar.

    Quanto ao teu comentário, vejo que é um livro que gostaste mas não te encheu as medidas, foi uma leitura agradável digamos :D

    Continua ;)

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim fiacha, tens razão não foi dos meus livros preferidos mas deixa muito a pensar. Este autor é realmente qualquer coisa maravilhosa!

      Eliminar
  2. Acho que já disse isto algures mas o facto de eu ainda não ter lido nenhum livro do John Green é tanto uma ofensa pessoal como um crime literário. Mas prometo e cruzo o meu coração que hei-de ler um até ao final do ano :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahah se adoras os vídeos tens de ler um livro dele! Ainda por cima já tens dois publicados em português, não há desculpas!

      Eliminar