segunda-feira, 14 de maio de 2012

O Filho das Sombras

Autor: Juliet Marillier
Editor: Bertrand Editora
Páginas: 462


Sinopse: Mais uma vez recuso-me a deixar aqui a sinopse, a Bertrand está a enervar-me com estas sinopses cheias de spoilers.








Opinião: A Juliet está definitivamente a tornar-se uma das minhas escritoras preferidas. Apenas li dois livros desta senhora mas já cá tenho mais 5 dela para devorar brevemente.
Neste segundo volume da "Trilogia de Sevenwaters" a história é narrada por Liadan, a filha de Sorcha (que narrou o primeiro livro). Não sei porquê mas tenho de admitir de que apesar do que pensava acabei por desenvolver maior carinho por esta personagem do que por Sorcha, talvez seja devido ao facto de Liadan ser mais forte física e psicologicamente do que a mãe ou talvez também por ser mais arrojada. Tenho vindo a reparar que a Juliet tende a criar personagens femininas bastante forte e sólidas que por alguma razão sofrem alguma tragédia e têm de cumprir uma missão de modo a ultrapassá-la. Neste tópico assimila-se muito à Marion Zimmer Bradley, cujos livros adoro.
A história é bastante parecida à do primeiro livro: uma rapariga que por alguma razão tem algo a cumprir (neste caso acompanhar a irmã) que acaba por ser capturada/ajudada por um grupo de homens no meio dos quais existe um deus grego com algum problema de confiança ou assim. Não me interpretem mal, tanto o Red como o Bran são autênticos deuses gregos e derretem-me o coração. 
Neste volume também vamos encontrar algumas personagens do anterior com o Liam, o Conor, o Finbar (YEY o meu amor voltou) e outras cujos nomes não vou dizer porque senão criaria spoilers (só vos aconselho a lembrarem-se dos nomes de todas as personagens da Filha da Floresta, porque durante metade do livro andei a fazer de parva e só depois percebi quem aquela personagem era).
Mais uma vez apaixonei-me perdidamente por uma das personagens pricipais: Bran aka Homem pintado. Não ganha ao Red que com aquele discurso maravilhoso se tornou num dos meus all time favourites mas está lá perto.
Mais uma vez este foi um livro que adorei ler e cujas personagens se tornam amigos próximos.. Parabéns à Juliet por esta excelente trilogia e dentro em breve irei ler o terceiro!
Só uma pequena nota por volta da página 220 peguem nos lenços e concentrem-se porque a dona Juliet decidiu armar-se em George Martin ou algo assim parecido... just saying...
JK

Classificação 9/10

6 comentários:

  1. O Bran não tem problemas de confiança, mas antes verdadeiros traumas psicológicos. Mas tirando isso, não desgosto da opinião.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na minha opinião ele tem prblemas de confiança derivados dos traumas psicológicos de infância. Apesar de acabar por os conseguir ir abandonado com o tempo.

      Eliminar
  2. Tem saudades desta trilogia. Qualquer dia vou relê-la. Ah o Finbar é muito bom mesmo!

    ResponderEliminar
  3. Olá,

    Pensei já ter comentado aqui no teu blog, mas pronto nada melhor como comentar num comentário da Juliet :D.

    Agora só falta veres como tudo acaba e partires para mais universos desta escritora, ainda tens muita coisa boa pela frente.

    Espero que venhas a gostar de um corvo que por ai anda ;)

    BJS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou a "guardar" a Filha da profecia para ler num fim de semana em que não tenha muito para fazer, duvido que aguente ter de parar muitas vezes!
      Já cá tenho mais da Juliet à espera!
      Já ouvi dizer que o Fiacha ainda se vai revelar mais importante do que parece...

      Eliminar
  4. Saramago escreveu "Escrevemos porque não queremos morrer. É esta a razão profunda do acto de escrever".
    Esta justificação também serve para quem lê: queremos sentir-nos vivos! Continue a ler e a escrever e terá o melhor de dois mundos.
    Beijinhos
    A professora Carla Baptista

    Já agora, sabe qual vai ser o seu paraíso? O de Jorge Luís Borges. Veja se descobre porquê.

    ResponderEliminar